O Que Faz Um Analista de Dados? Data Science Academy
Antes de agarrar a primeira oportunidade, no entanto, existe um conjunto de habilidades essenciais que todos os analistas de dados junior precisam para exercer o que faz um analista de dados. Nós podemos dividi-las entre hard skills (habilidades técnicas) e habilidades denominadas soft skills (virtudes da sua personalidade nos quais te ajudam a concluir o trabalho). De forma simplificada, a análise de https://surgiu.com.br/2024/02/17/curso-de-analista-de-dados-como-bootcamp-da-tripleten-prepara-voce-para-o-mercado/ dados é o processo de extrair informação de informações desordenadas. Através de uma exploração sistemática de dados à procura de padrões e relacionamentos entre si, analistas de dados procuram encontrar e comunicar insights valiosos através desses dados. Mas sons, imagens, palavras ou qualquer outra coisa que você possa interpretar de alguma maneira pode ser classificado como dado (dado qualitativo).
- Eles podem ser encontrados em empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, empresas de varejo, indústria de manufatura, empresas de telecomunicações, agências governamentais e muitos outros segmentos.
- Portanto, o Cientista de Dados “prevê” o futuro com base em padrões do passado detetados nos dados.
- Da mesma forma, é possível entender a origem do problema e, a partir disso, embasar a tomada de decisões para reduzir os impactos e solucionar as questões.
- O analista deve avaliar regularmente dados como taxas de conversão, tráfego do site, comportamento do usuário, produtividade da campanha e muito mais.
A maioria das tarefas de análise de dados requer alguma habilidade em matemática e estatística. Embora não seja preciso necessariamente das habilidades matemáticas avançadas exigidas de um cientista de dados, o uso de fórmulas e operações será importante para o seu trabalho diário. Mesmo que as ferramentas estatísticas façam grande parte dos cálculos reais, o analista de dados precisará entender matemática para saber como as fórmulas estão sendo usadas curso de analista de dados e como interpretar os resultados. Os analistas de dados também devem ser capazes de comunicar suas descobertas de uma maneira fácil de entender para pessoas não técnicas. Eles devem ser capazes de contar uma história com os dados e explicar os insights que descobriram de maneira clara e concisa. Isso é importante porque os insights de dados só são valiosos se forem acionados e, se os insights não forem compreensíveis, eles não serão acionados.
Principais qualidades de um Data Analyst
Desde já, é possível notar a importância da atuação desse profissional para o desempenho dos mais diversos setores, não é mesmo? Ao trabalhar com dados concretos e com os resultados que esse tipo de conteúdo aponta, é possível tomar decisões mais assertivas, além de oferecer produtos, serviços e atendimentos de qualidade. É por isso que um analista de dados é procurado em várias áreas no mercado de trabalho. Para ser capaz de executar uma análise de dados precisa e realmente valiosa para a empresa, é necessário ter visão de negócios e entender bem as demandas da empresa. Por isso, as vagas para analista de dados frequentemente solicitam essa habilidade aos candidatos.
Competências como a análise estatística, a avaliação de riscos e a modelação de dados são essenciais para analisar dados financeiros, identificar padrões e tomar decisões informadas. Alguém que trabalha como analista de dados vai manipular grandes quantidades de dados para buscar padrões e, a partir disso, gerar insights valiosos para a tomada de decisão em uma empresa. São profissionais com visão analítica e visão de negócio, que atuam juntamente à liderança apresentando relatórios completos sobre cenários, oportunidades e possíveis melhorias. Networking com profissionais da área pode abrir portas para oportunidades inesperadas, além de fornecer insights valiosos sobre como navegar nesse mundo.
Por onde começar?
Em startups ou grandes empresas com pouca maturidade analítica, o analista é responsável por todas as etapas, da extração dos dados nas mais diversas fontes até a sua apresentação para as pessoas de negócio. Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico, espera-se que a demanda por esses profissionais continue a aumentar. Enfim, o caminho para se tornar um analista de ecommerce exige dedicação, estudo contínuo e vontade de se manter atualizado sobre as novas tendências e práticas do setor.
Ao falar das tendências para Análise de Dados em 2021, Caroline Oliveira, que é Consultora de Negócios e Expert na Tera, explicou que “o dado pelo dado conta qualquer coisa”. Ou seja, é fundamental que haja um pensamento crítico e analítico em profissionais que querem ingressar nessa carreira. É preciso questionar o que cada informação traz e como ela pode ser aplicada no momento em que decisões precisarem ser tomadas. Uma faculdade na área de exatas pode ajudar você a entender melhor os conceitos de estatística e facilitar a sua entrada no mercado. O portfólio é a melhor maneira de mostrar as suas habilidades e os seus trabalhos para os recrutadores. No caso de pessoas sem experiência, é possível incluir, por exemplo, projetos realizados em cursos.